30 setembro 2006

Chega de Pizza que o Meu Colesterol Está Alto


A receita para votar bem também deveria incluir outro aspecto importante. Prestar atenção na atuação da mídia. É importante ficar ciente do histórico de cada político, saber seus projetos passados e futuros antes de escolher o merecedor de seu voto. Mas é preciso lembrar que a mídia (seja rádio, revistas, tv, Internet, jornais, reco-reco, bolão e azeitona) não participa do processo eleitoral isenta de parcialidade. A mídia é parcial, escolhe, promove e derruba candidatos. A mídia é importante por tornar-se uma vitrine dos acontecimentos políticos e ajuda no processo de escolha, mas é perigosa quando o eleitor não observa com um olhar crítico sobre a informação veiculada.


A mídia trasmite informações filtradas pelo arcabouço ideológico pessoal (de quem escreve) e institucional (de quem veicula), afetada ainda por interesses econômicos. A imparcialidade que os veículos de comunicação procuram demonstrar são um mito muito distante da realidade. Basta atentar para os fatos mais recentes do nosso cotidiano político para perceber isso.

O Caso do Dossiê
O Escândalo das Ambulâncias é por si só mais um lamentável esquema de corrupção que deve ser investigado sem barreiras, nem limites, para se chegar aos responsáveis. No decorrer das investigações, surge o nome José Serra, através do Dossiê, como suposto arquiteto do esquema. Mas numa reviravolta surpreendente, descobre-se que o dossiê estava sendo negocioado por membros do PT com jornalistas da revista Isto É para ampla divulgação (todos negam envolvimento no caso).

A mídia em geral difunde a estratégia do PSDB e do PFL para esvaziar o dossiê enquanto exige responsabilizar os integrantes do PT e, por tabela, o Presidente da República. Segundo o argumento, deve-se investigar aqueles que tentaram negociar o dossiê. Estão com toda a razão, em parte. Sim! Deve-se investigar essa irregularidade, apontar os responsáveis e aplicar as penalidades previstas em lei (e que isso não vire pizza). Mesmo que o caso possa atingir o Presidente (Impeachment nele, caso se prove a culpa).

Por que, em parte? Porque a estratégia dos distintos partidos procura abafar o outro lado da questão. De qualquer forma, existe uma denúncia (plantada ou não) sobre um escândalo notório, envolvendo o ex-Ministro da Saúde, José Serra. Deve-se investigar e apurar responsabilidades do ex-ministro também. Não apenas de Serra, mas de Humberto. Que eles sejam punidos conforme o grau de envolvimento.

Acontece que a mídia vende a situação como se a ação de implantar o dossiê com as denúncias contra o ex-Ministro pudesse inocentá-lo do caso. Explico melhor: Se o dossiê seria ou não plantado pelo PT, não isenta José Serra e Geraldo Alkimin da responsabilidade sobre a Máfia dos Sanguesugas, mas também não prova que eles são culpados. Ambos os lados da questão devem ser apurados. Acompanhados pela população. E o mais importante, depois de identificar os responsáveis, DEVE HAVER PUNIÇÕES!!! CHEGA DE PIZZA QUE O MEU COLESTEROL ESTÁ ALTO DEMAIS!!!!

Resposta ao Blog: Centrífuga

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home